Softwares necessários
- Abgx360 – Verificador de integridade baseado num banco de dados md5 online, gerador de arquivos de configuração .dvd e software stealther.
- CloneCD – Software na versão completa, usado para a gravação da imagem do game no DVD. Vou explicar aqui por que usar o Clone DVD e não o ImageBurn.
Testes de Wave, Stealth e integridade da ISO
Patcher e verificador de integridade
O Abgx360 é um software que permite você checar a integridade da ISO que baixou, ele compara a CRC local com um banco de dados online, traz todos os detalhes da imagem, e verifica se ela já foi patcheada para funcionar normalmente na Live em seu XboX 360 desbloqueado. Sempre customizando ou criando um arquivo .dvd com todos detalhes necessários para a imagem ser reproduzida em discos. E caso ainda não tenha sido patcheada o software irá executar o Stealth automaticamente
Além do patch automático, ele permite você executar algumas operações avançadas na ISO, como por exemplo desabilitar/habilitar características do game como modos exclusivos da Live, mas não vamos entrar neste assunto pois não é o foco deste artigo.
Para executar o teste é simples, após ter instalado o Abgx360, execute-o e adicione a imagem(normalmente no formato .isoou .000), então clique em Launch e aguarde a finalização do processo
No exemplo estou utilizando a ISO do Guitar Hero 5.
Fique atento na última mensagem após o teste.Ela indica se a verificação foi executada ou não com sucesso
Abaixo você irá conferir um output completo da verificação.
Output completo do Abgx360
Gravação de jogos Xbox360 em mídias DVD+R DL
Tendo a imagem devidamente testada e aprovada pelo Abgx360 chegou finalmente o momento de grava-la em DVD. Mas, antes de começar vou esclarecer algumas dúvidas sobre mitos que encontramos na internet sobre configurações de softwares de gravação e mídias usadas.
Software de gravação
No momento, existem dois softwares populares para a gravação.
- CloneCD - Este software é simplesmente perfeito para a gravação de ISOs de xbox 360. O motivo é simples, 99% das imagens são criadas a partir do AnyDVD que é um software criado pelo mesmo desenvolvedor do CloneCD a SlySoft, e a imagem vem em um formato especifico totalmente configurada para ser reproduzida através do CloneCD, basta abrir a imagem, definir a velocidade e gravar. Diferente de qualquer outro software que necessita pequenos ajustes. Este software é comercial mas você não vai comprar nada, estamos disponibilizando a última versão gratuitamente no ínicio do artigo.
- imageBurn - O imageBurn é um excelente software OpenSource para gravação de imagens em disco, apenas isso. Já para gravação de imagens xbox360 ele não funciona legal, pois necessita ajustes especificos para o formato da imagem que está usando. Ele é sim recomendado pela maioria dos tutoriais amadores encontrados na internet, e isso é um dos grandes fatores que causa a maioria das perdas de mídias, se você quiser usar ele como software de gravação se prepare para fazer muitos ajustes principalmente em formatos AnyDVD, por isso digo, ESQUEÇA O IMAGEBURN!
Mídia DVD
O formato de mídia usado é o DVD+R DL 8.5GB, isso você já sabe, mas qual marca devemos usar? Você com certeza já fez essa pergunta, e encontrou a resposta errada, gravou dezenas de DVDs na marca riDATA e mesmo garantindo a verificação de integridade da ISO no Abgx360, nenhum game funcionou em seu console ou alguns funcionaram e outros não, ou alguns funcionam após várias tentativas e resets do console, a explicação é simples.
RiData não é a marca ideal
O leitor do Xbox360 é muito sensível, e necessita de uma mídia de boa qualidade que mantém os dados legíveis mesmo com pequenos riscos no disco(alguns causados no processo de gravação), e o riData não mídia para esses fins, alto custo não significa qualidade, veja abaixo por que.
Você deve estar se perguntando por que mídias riData são mais caras? Isso ocorre devido a grande oferta/procura do usuário final. Esse padrão erroneo foi formado por comerciantes e pirateiros, para eles o riData é a marca perfeita, pois o custo em grande quantidade é muito inferior a qualquer outra mídia sem LOGO(o que permite a impressão do título do game na mídia) e sua gravação é feita e repassada para o cliente que faz o uso, por isso não se iluda.
Para ter 100% de aproveitamento na gravação, use mídias de boa qualidade, mas não estou me referindo a mídias Sony ouVerbatin que custa praticamente R$10,00.
Use mídias ELGIN ou de qualidade compatível, elas são perfeitas, já executei testes com muitas mídias diferentes e posso afirmar que visando custo/benefício a ELGIN saiu disparado na frente de todas as outras, e o custo dela é aprox. R$2,00 p/ disco. E procure sempre pelo modelo com LOGO, afinal você não necessita imprimir nada na mídia, e é mais barato.
Velocidade de gravação
Na tentativa de poupar tempo de gravação acabamos usando a velocidade Max. da unidade gravadora, isso é errado. Como já disse acima, o leitor do xbox360 é muito sensível e ele foi desenvolvido assim propositalmente na tentativa de evitar pirataria, então temos que executar gravações perfeitas da imagem. E para fazer isso na velocidade máxima de uma unidade gravadora você irá precisar de uma configuração de hardware muito poderosa(processador, cpu, memória, unidade gravadora) para sincronizar o buffer de gravação c/ o buffer da gravadora e provavelmente não irá conseguir, o que causará o aborto da gravação ou a gravação com pequenos erros de integridade.
Então em suas primeiras gravações use sempre 1x, depois de adotar um padrão perfeito e gravar vários jogos sem erro, vá aumentando gradativamente. Vale lembrar que o uso simultaneo de qualquer aplicativo que sobrecarregue o cache de disco do sistema operacional(memória virtual) pode causar dificuldades no gerenciamento do buffer de gravação, então evite usar o computador enquanto estiver gravando seu disco.
Layer Break
LayerBreak é o posição do disco em que será marcada como divisão do Dual Layer, na versão Xbox 360 usamos sempre o valor 1913760, e para games da primeira versão do Xbox o valor usado é 1913776, mas não se preocupe com esses valores pois o Abgx360 já cria um arquivo de configuração contendo o valor correto.
Iniciando a gravação do disco a partir da imagem ISO
Então, garantindo todos os requesitos listados abaixo você poderá prosseguir para a gravação.
- Integridade da imagem verificada e aprovada – Software Abgx360
- Software de gravação adequado – CloneCD;
- Mídia adequada – ELGIN ou qualidade compatível, evitar RiData;
- Velocidade adequada para sua unidade de gravador – Na dúvida use 1x;
Faça download do CloneCD completo no início do artigo, extraia todo seu conteúdo numa pasta qualquere siga os passos abaixo:
- Execute seu instalador(CloneCD 5.3.1.4 Final.exe) e conclua a instalação;
- Execute o CloneCD através do ícone criado em seu menu Iniciar;
- Defina a linguagem do programa para português(Brasileiro);
- Ignore a mensagem O CloneCD não é gratuito! e clique em Tente;
- Dentro do programa, vá até o menu Arquivo/Sair;
- Vá até a pasta onde você extraiu o instalador e de um duplo clique sobre o arquivo Key.CloneCD
Então execute o cloneCD novamente e você terá o programa completo com todas funcionalidades habilitadas.
Agora clique sobre o botão indicado na imagem abaixo:
Clique em Browse para abrir a imagem do jogo desejado para a gravação, verifique que o layerbreak correto já foi definido pelo Abgx360.
Feito isso clique em avançar e defina a velocidade para 1x, ou para o máximo que seu hardware suporta, na dúvida use 1x.
Em jogos com tamanho superior a 8.5gb no caso dos XDG3 proceda como mostra na imagem
Aguarde a conclusão da gravação, em 1x demora cerca de 30 minutos em um computador de hardware convencional
E agora é só jogar!
Fonte: Infohelp
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